quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Os Cem Sentidos Secretos

Autor: Amy Tan
Editora: Rocco
Ano: 1996
Tradução: Léa Maria Viveiros de Castro
Pgs: 398
Sinopse:
Aos seis anos de idade, a americana Olivia conhece a meia-irmã chinesa Kwan. Com a morte do pai das duas, um chinês que emigrara para os EUA, e de sua própria mãe, Kwan chega para morar com a família de Olivia. Imediatamente Kwan assume o papel de mãe super-protetora da irmã, mesmo sob os constantes protestos de Olivia. No quarto em que dividem, Kwan murmura segredos sobre fantasmas e pede a Olivia que jamais os revele.
Trinta anos depois, Olivia está se divorciando de Simon, após um longo casamento. Por motivos profissionais, no entanto, fazem uma viagem à China, e Kwan os acompanha. Na cidadezinha onde Kwan cresceu, Olivia busca entender o que a lógica ignora e que só pode conhecer por meio de seus sentidos secretos.
Ambientada em São Francisco e numa remota cidade do sul da China, Os cem sentidos secretos aborda as diferenças culturais entre América e a China. Na figura de duas irmãs, unem-se os dois universos. Olivia é uma pessoa racional e cética sobre os aspectos místicos de sua ascendência chinesa; Kwan tem visões e acredita que uma pessoa pode ter vidas múltiplas.
Os personagens de Os cem sentidos secretos habitam um espaço entre a realidade e o mundo da fábula. Com habilidade, a autora nos conduz ao cerne dessas vidas e aos pormenores das relações humanas em toda a sua complexidade.


**************************

Minha Opinião:
Primeiro livro da Amy Tan que li e me tornou fã da autora. Uma história fascinante e encantadora, com personagens carismáticos e bem desenvolvidos. Uma leitura envolvente e marcante.
Kwan é engraçada e carismática, mal compreendida pela meia-irmã Olivia, além de excêntrica, pelo menos do ponto de vista de Olivia. Olivia é racional, não valoriza muito as traduções chinesas e as crenças de Kwan. Essas diferenças são o que tornam a história ainda mais interessante.

Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário