quinta-feira, 14 de novembro de 2013

[Resenha] Flor da Neve e o Leque Secreto

Autora: Lisa See
Editora: Rocco
Ano: 2005
Tradução: Léa Viveiros de Castro
Pgs: 335
Resenha:
Lírio e Flor da Neve foram unidas pelo compromisso laotong ainda crianças. Passaram juntas pela infância, apesar de terem origens bem diferentes. Flor da Neve vinha de uma família de origem nobre, e que costumava ser bem rica. Já Lírio vinha de uma família simples e humilde, além de relativamente grande para a casa em que viviam. Mesmo com essas diferenças, as meninas criaram um laço muito forte uma com a outra. Ambas tiveram seus pés enfaixados, uma antiga tradição para as meninas e que possibilitava uma chance maior de conseguirem um bom marido (ou seja, rico), na mesma época. Lírio, graças ao trabalho de sua mãe e tia, teve seus pés perfeitamente moldados (ou seja, bem pequeninos), criando-lhe uma grande oportunidade de entrar para uma família rica e de origem mais nobre.
“Tudo o que eu sabia era que a bandagem dos pés me tornaria um partido melhor e, portanto, me aproximaria daquilo que é a maior alegria e a maior paixão da vida de uma mulher – um filho homem.” Pg. 41
A tradição de enfaixar os pés das meninas era um costume doloroso que consistia em utilizar bandagens ou uma faixa para amarrar fortemente os dedos do pé em direção a sola do pé até quebrá-los. Durante muito tempo as meninas não poderiam retirar as faixas para não comprometerem o processo. Assim, as meninas ficavam com pés mínimos, o que tornava as caminhadas bem difíceis, forçando-as a andarem lentamente e de preferência, o mínimo possível. Isso era feito principalmente devido ao fetiche masculino da época por pés extremamente pequenos. Quanto menores e melhores desenhados os pés, maiores as chances de agradarem um futuro marido.
“No ano em que Flor da Neve e eu fizemos 13 anos, nossa aprendizagem vinha de todos os lados...” Pg. 97
Quando ambas se casaram, como não podiam mais se ver com freqüência, se comunicavam através de uma linguagem exclusiva das mulheres, o nu shu, em mensagens em leques. Durante vários anos, elas mantiveram sua amizade através desses leques e de breves encontros, porém, os acontecimentos nas vidas de ambas começaram a afastá-las, assim como a maneira conservadora da época.
“-Achei que iríamos voar juntas, duas fênix em pleno vôo para sempre. Agora me sinto como uma coisa morta descendo até o fundo de um lago...” Pg. 172
Com vidas tão opostas e a pressão social para que cumprissem seus papéis dentro de suas famílias, além do preconceito e a discriminação, o compromisso laotong de Flor da Neve e Lírio estava seriamente ameaçado.
“Você que sempre conheceu o meu coração agora voa acima das nuvens no calor do sol. Espero que um dia possamos voar juntas.” Pg. 318
****************

Minha opinião:
Um livro lindíssimo! Me apaixonei pela história. Além disso, os personagens são muito cativantes. Um romance comovente, mostrando a força da amizade, melhor dizendo, irmandade de duas mulheres complexas, Flor da Neve e Lírio, que cresceram juntas e viram seus destinos se inverterem no decorrer dos anos. Recomendo a leitura para quem gosta de uma história emocionante, uma boa história que apresenta um pouco da cultura chinesa.
Aliás, o livro deu origem até a um filme (Flor da neve e o leque secreto filme), que mesmo não sendo fiel ao livro, ainda assim é um filme relativamente interessante. Conta até com a participação (infelizmente curta) do ator Hugh Jackman (Wolverine forever!).

Por Favor, Comentem!!

2 comentários:

  1. Li o livro e chorei, achei incrível e mostra a realidade mas também cultura, seria ótimo se todos pudessem ler para entender um pouco mais sobre esse tempo

    ResponderExcluir
  2. Uma narrativa tocante, delicada e forte ao mesmo tempo. Inesquecível!

    ResponderExcluir