sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A Construção de Madame Mao

Autora: Anchee Min
Editora: Rocco
Ano: 2002
Tradução: Aulyde Soares Rodrigues
Pgs: 347
Skoob
Sinopse:
Madame Mao, uma das mais fascinantes mulheres do século XX, é universalmente conhecida como “o demônio de ossos brancos”. Ambiciosa, vingativa e cruel, com sua determinação de suceder ao marido, levou milhões à morte.
A história de Anchee Min, porém, começa com uma jovem chamada Yunhe, a filha indesejada de uma concubina, que, ignorando as súplicas da mãe, recusa ter os pés amarrados conforme a tradição milenar. Foi o primeiro ato de rebeldia da jovem voluntariosa, bela e carismática. Mais tarde, ela fugiria das misérias da vida de sua família, primeiro com uma companhia provinciana de ópera, depois para Xangai e para a fama como atriz e, finalmente, para as regiões áridas e montanhosas do Yenan, onde se apaixona por Mao Tsé-tung e se casa com ele. O grande líder revolucionário se provaria um marido indiferente, com um apetite insaciável para a infidelidade. O casal se manteria unido, no entanto, durante a vitória comunista, o desastroso Grande Salto para Frente e o caos da Revolução Cultural.

***********************

Minha opinião: 
Primeiro livro da Anchee Min que eu li me tornou sua fã. Até agora, nenhum dos livros dela me decepcionou. Esse é um ótimo romance, uma leitura prazerosa e interessante. Além disso, amei particularmente a capa, que é lindíssima. A foto é da própria autora, que também é fotógrafa. Quanto a história, antes de ler esse livro, tudo que eu conhecia sobre a Senhora Mao era sua fama como uma mulher terrível, vingativa e ambiciosa, até mesmo cruel. Anchee Min, nesse livro, humanizou a personagem, demonstrou o quão interessante era a Senhora Mao. Uma mulher complexa, fosse para o bem ou para o mal. Mais do que isso, que teve uma vida incomum, principalmente para aquela época. 

Por Favor, Comentem!!

2 comentários:

  1. Nossa, esse livro está na minha lista há um tempão, mas não o acho pra comprar/baixar em lugar algum...onde vc conseguiu? bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei já tem algum tempo no Ricardo Eletro, mas não sei se ainda estão vendendo. Se não achar lá, dê uma olhada no Estante Virtual, aqui o link:

      http://www.estantevirtual.com.br/q/a-construcao-de-madame-mao

      Já comprei pelo Estante Virtual e até hoje não tive problemas. E os preços geralmente são mais acessíveis.
      Bjs

      Excluir