sábado, 9 de novembro de 2013

[Resenha] As ilhas imortais

Disco de Jade Vol. 3: As ilhas imortais
Autor: José Frèches
Editora: Objetiva
Ano: 2004
Tradução: Véra Lucia dos Reis
Pgs: 355
Resenha:
“Quando a casa reinante é fraca,
Tem-se medo das palavras sinceras...” Hanfeizi
Depois de encontrar o lugar descrito pelo Príncipe exilado Anwei, Peixe de Ouro e os amigos são surpreendidos por um homem local, que salva Peixe de Ouro das chamas. Mas o homem era ninguém menos do que o pai biológico de Peixe de Ouro, que reconheceu o filhos através da marca de nascença em formato de um disco ritual. O marquês Tigre de Bronze explica ao filho como ocorreu seu desaparecimento, e como isso afeitou profundamente a família, principalmente a falecida mãe dele.
Apesar de feliz pelo reencontro, Peixe de Ouro conta ao pai sua situação e seu desejo de voltar a capital para encontrar sua amada Orvalho Primaveril e libertar seu lar do imperador tirano e seu servo, Lisi. Tigre de Bronze, apoiando o filho, juntamente com os companheiros de Peixe de Ouro, começam a planejar uma maneira de realizar esse desejo.
“A idéia de que alguém ousara desafiá-lo assim deixou-o louco de raiva. Os decretos de mudança de nomes eram lidos e relidos por uma centena de pessoas antes de serem apresentados à sua assinatura.” Pg. 18
Na capital do Qin, Lisi convence o imperador  a queimar todos os livros do império, para manter os letrados quietas e mostrar que a autoridade do imperador não devia ser desafiada. Revoltadas, as rainhas Huayang e Zhaoji, com a ajuda de Orvalho Primaveril e o velhos tutor e administrador da biblioteca imperial, selecionaram as obras mais importantes para salvarem-nas do fogo. Eles escondem as obras na antiga mansão do falecido Lubuwei, então abandonada por vários anos.
Tendo descoberto, depois de uma briga com o pai, que ele era responsável não apenas pela acusação injusta contra Peixe de Ouro, mas também pelo assassinato de sua mãe, esposa dele, Orvalho Primaveril guarda consigo as provas incriminadoras, esperando pelo momento certo para revelar os crimes de seu pai, Lisi. Ela parte, então, para encontrar a avó, a única parente em quem poderia confiar e que poderia ajudá-la.
Após a grande queima dos livros, continuando com os planos para a viagem às Ilhas Imortais, o imperador obriga a princesa Baya a fazer parte do grupo de virgens que participariam da viagem. Surpreendida, a pobre princesa se viu cercada de jovens ansiosos por partirem, crendo que seriam capazes de viver por, quem sabe, até 10 mil anos.

Escolhido para garantir a viagem, Zhaogao fica sabendo, pelo amante, sobre a existência de um homem que possui os frutos das Ilhas Imortais. Querendo evitar a perigosa viagem, que poderia resultar em nada, ele e um pequeno grupo de soldados, incluindo seu amante, foram para a montanha onde se dizia morar o tal homem. No local, ele encontra Zhaogongming e Salto de Tigre vivendo como monges. Sem revelar que os ditos frutos eram na verdade falsos, os dois convencem Zhaogao e o amante a levarem-nos na viagem. Zhaogao, que ao descobrir da peculiar habilidade de Salto do Tigre, imagina que ele poderia ser muito útil na viagem, concorda.
“O terrível soberano que iria queimar todos os livros do Império acabava de tomar uma decisão irreversível, ao declarar, como um enamorado qualquer, sua paixão a Orvalho Primaveril, o que jamais ousara fazer.” Pg. 51
Enquanto isso, Peixe de Ouro e os outros marcham em direção a capital do Qin, reunindo no caminho, homens dispostos a lutar contra o governo ditatorial. Porém, ao descobrirem sobre a viagem às Ilhas Imortais, percebem uma rara oportunidade. O imperador, obcecado pela imortalidade, iria, cedo ou tarde, até o local de partida, talvez para inspecionar. Essa seria a chance desse pequeno grupo de revoltosos de se aproximarem do imperador para agirem. Mas, para Peixe de Ouro, era mais urgente ir a capital, para encontrar sua amada. Então, resolvem ir até a costa de onde partiria o navio, passando pela capital no caminho.
Quando alcançam a capital, Peixe de Ouro e Fogo Ardente entram na cidade, deixando o restante do grupo acampado em outro local. Eles procuram por Orvalho Primaveril, mas descobrem que ela partira da capital antes deles chegarem. Desiludido, Peixe de Ouro retorna para seu Exército de Revoltados, e juntos seguem para o litoral de onde sairia a Expedição às Ilhas Imortais.
Durante o período em que permaneceram no litoral, a espera do Imperador, Peixe de Ouro e seu grupo tiveram várias surpresas, algumas boas, outras nem tanto. Muitas reviravoltas ocorrem nessa reta final da aventura que decidiria o futuro do Império.

******************

Minha Opinião:
Ótima história! Um desfecho bastante digno para a trilogia sobre Lubuwei, Peixe de Ouro e Qin Shi Huangdi. O autor desenvolveu uma história cativante e intrigante, cheia de altos e baixos para os personagens, tanto nos dois primeiros livros, quanto nesse último. Quem gosta de uma história cheia de aventura, romance e com personagens reais misturados com fictícios, vai gostar dessa trilogia.
Nas resenhas dos livros anteriores da trilogia eu fui bem detalhista (acho que até demais), por isso avisei sobre possíveis spoilers. Mas nesse último, preferi não entrar em detalhes a partir de certo ponto da história, para não correr o risco de atrapalhar a leitura de ninguém. De qualquer modo, essa é uma trilogia bem interessante, apesar dos exageros do autor nas descrições (que são um tanto peculiares) de relações sexuais dos personagens, que em minha opinião, eram dispensáveis, ou pelo menos poderiam ser menores (às vezes havia quase uma página inteira só descrevendo essas relações). Bem, finalizando, todos os três livros são muito bons. A história é envolvente e os personagens são bem cativantes. Uma ótima leitura!
Além disso, gostei muito da forma como o autor escreve, de forma envolvente.  Fiquei com muita vontade de ler outras obras do autor. Espero que sejam lançados aqui os outros livros dele sobre a história chinesa, como a trilogia A Imperatriz da Seda e O Império de Lagrimas.

Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário