segunda-feira, 12 de agosto de 2013

[Resenha] Por Favor, Cuide da Mamãe

Por Favor, Cuide da Mamãe
Autora: Kyung-Sook Shin
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Tradução: Flávia Rössler
Pgs: 236
Resenha:
Park So-nyo, uma idosa que não se recuperou totalmente de um derrame, acabou se perdendo do marido no metrô de Seul. A partir de então, seus filhos e marido começaram uma busca desesperada por ela, mas quanto mais o tempo passava, melhor percebiam o quão pouco a conheciam.
No começo, seguindo Chi-hon, a filha do meio, vemos o início da procura por So-nyo. Também conhecemos um pouco do passado da família, através das lembranças de Chi-hon, para quem a mãe parecia sempre preferir o filho mais velho, Hyong-chol. Chi-hon procurava incansavelmente pela mãe, e ficava exasperada quando o irmão mais velho e o pai não demonstravam a mesma determinação. Ela começou a perceber o quanto sua mãe não era devidamente apreciada pela família quando estava com eles.
“Por ser a terceira de cinco filhos, você testemunhou a dor, a aflição e a preocupação quando cada um de seus irmãos mais velhos saiu de casa.” Pg. 20
Ao seguir Hyong-chol, que descobriu algumas pistas de por onde passou sua mãe em Seul, vemos um homem de meia-idade, a quem a mãe se dedicou muito e ajudou o máximo que suas forças permitiram. Ao recordar dos sacrifícios e dedicação incansável que a mãe lhe dirigiu, esse homem se sente ainda mais frustrado, temendo não ter mais a oportunidade de demonstrar toda sua gratidão e amor, os quais ele ainda não demonstrara.
“Não importasse onde morasse, Mamãe jamais fora sozinha visitá-lo. Um membro da família sempre a esperava na estação de Seul ou no terminal rodoviário.” Pg. 97
Quanto ao marido obtuso, através dele percebemos o quanto essa mulher lutou para manter a família unida, apesar do marido egoísta e ausente. Ele finalmente percebeu quão pouco valor ele deu a esposa, que sempre lutou para proteger a família, muitas vezes sozinha. Esse marido frustrado e arrependido, finalmente viu o quão valiosa a esposa era em sua vida.
“Tudo o que você sempre quis foi ir embora desta casa – quando era jovem, depois de casado, e até depois de ter filhos. Sentia-se isolado ao perceber que passaria a vida inteira nessa casa, nessa cidade tediosa fincada no sul do país, no mesmo lugar em que nasceu.” Pg. 125
Em seguida podemos ver o que ocorrera durante todo esse tempo, através da própria So-nyo. Ela recordou de seu passado sofrido, de luta e dedicação, o amor que não pode viver e do qual ninguém tinha conhecimento além dela mesma e o homem que amava. Também visualizamos o que realmente aconteceu com ela, para onde conseguiu ir apesar da mente confusa e o corpo frágil.
“Quando me via, dizia: ‘Olá, vó!’ Mas quando via a outra avó, gritava: ‘Vovó!’ e corria para seus braços. Eu sempre me sentia culpada, pensando que você devia saber que eu dera uma palmada no seu bumbum assim que você nasceu.” Pg. 178
“Ame, enquanto puder amar”
Franz Liszt

************************

Minha Opinião:
Um livro muito emocionante, com momentos que comovem de verdade. Quando você começa a conhecer melhor a Senhora Park, não tem como você deixar de amar essa personagem tão sofredora, mas também tão dedicada à família. Com certeza ela é a personagem mais apaixonante da história. Um dos poucos livros que deixaram meus olhos cheios de lágrimas.
Confesso que gostaria muito de ver um drama ou filme baseado nesse livro.


Por Favor, comentem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário