quinta-feira, 1 de agosto de 2013

[Resenha] Os Cavalos Celestiais


 Disco de Jade Vol. 1: Os Cavalos Celestiais

Autor: José Frèchés
Editora: Objetiva
Skoob
Alerta!! Pode Conter Spoiler.
Minha resenha:
Lubuwei era um mercador rico do reino de Zhao, que tinha uma peculiar paixão por objetos antigos. Quando ele encontra, por acaso, um homem vendendo um raríssimo Pi estrelado negro, ele gasta boa parte de sua fortuna pessoal para possuí-lo.
A partir do momento em que tomou posse do Pi estrelado, a sua vida começou a mudar. Ele conhece personagens que mudarão drasticamente o rumo de sua vida: Zhaoji, a jovem dançarina que conquistou ele; Rei Zhong de Qin, que possibilitou o enriquecimento de Lubuwei, entre outros personagens menores que ao longo da história vão cruzando o caminho de Lubuwei no Qin. Naquela época o Qin passava por uma crise nas suas forças armadas. A cavalaria do reino estava muito enfraquecida, haviam poucos cavalos e os que haviam nem eram os melhores. Desse modo, o mercador rico de cavalos, Lubuwei, era a solução dos problemas. O rei de Qin tinha 3 filhos: com sua rainha, ele tinha o príncipe Anguo, herdeiro do trono, casado com a ambiciosa e adúltera Huayang; com sua concubina favorita, o príncipe Anwei, que era refém no reino do Chu e era casado com Dócil Flor de Jade; e com a sacerdotisa Várzea Insondável, a princesa Impávida Estrela do Leste, que se casa com seu colega, Lisi, com quem teria uma filha, Orvalho Primaveril.
Diferente do irmão, Anwei, que tinha 3 filhos com a esposa, Anguo e Huayang não conseguiam ter filhos. Huayang não conseguia engravidar por mais que tentasse, nem mesmo de seu amante. Sem um filho para se tornar rei depois do marido, Huayang ficava vulnerável e corria o risco de perder sua posição, e ela faria qualquer coisa para impedir que isso acontecesse. Sendo uma seguidora do taoísmo, usava seus conhecimentos não apenas para manter sua posição, mas também para elevá-la ainda mais.

Durante o reinado do rei Zhong, o taoísmo era permitido apesar de não ser visto com bons olhos pelos confucionistas da côrte, mas com a ascensão de Lisi em Qin, teve seus seguidores perseguidos pelo mesmo, que devido a sua formação legalista desprezava o taoísmo, sem saber que a esposa era filha de uma sacerdotisa taoísta. 
É nesse cenário caótico e cheio de intrigas, traições e perseguições que a história de Lubuwei, Zhaoji e Huayang se desenrola.

***************

Minha Opinião:
Os personagens mais interessantes desse primeiro livro da trilogia são Huayang e Lubuwei. No início do livro eu não gostava de Huayang, muitas vezes dava raiva das coisas que ela fazia. Mas quanto mais eu conhecia os outros personagens, mais eu simpatizava com a ambiciosa Huayang, para mim ela é a melhor personagem do livro. Ela não é nenhuma mocinha inocente, faz muitas coisas erradas no decorrer do livro, é uma mulher astuta, ambiciosa e sedutora, um exemplo perfeito de uma Feme Fatali na minha opinião. Por isso, algumas das melhores partes do livro são com ela.
Outra personagem que gostei bastante, além de Huayang e Lubuwei, é a Impávida Estrela Do Leste, filha do Rei Zhong de Qin e a sacerdotisa Várzea Insondável. Para mim ela é, de certa maneira, o oposto de Huayang, apesar de também ser uma jovem inteligente, determinada e bonita assim como Huayang, ela não é ambiciosa. Sendo a filha preferida do rei, não lhe faltava nada, mas devido aos limites impostos às mulheres no reino, teve de se disfarçar de homem para conseguir realizar seu desejo de estudar na academia freqüentada pelos jovens acadêmicos da elite do reino. Foi na academia de Qin que ela conheceu Lisi, um promissor acadêmico estrangeiro que começara a estudar em Qin convidado pelo rei. Seu relacionamento com Lisi seria muito importante na história do livro posteriormente.
Gostei bastante da forma como José Frèchés escreveu o livro. Conforme eu lia, me sentia naquele ambiente da história. Os personagens são bem desenvolvidos, bem humanos, cometem erros e fazem escolhas desastrosas para suas próprias vidas e a vida de outros. 

Por Favor, comentem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário