segunda-feira, 19 de agosto de 2013

[Resenha] Peixe de Ouro

Disco de Jade Vol. 2: Peixe de Ouro
Autor: José Frèches
Editora: Objetiva
Ano: 2004
Tradução: Véra Lucia dos Reis
Pgs: 427
Skoob
Alerta!! Pode Conter Spoiler.
Resenha:
Peixe de Ouro é o filho adotivo de Lubuwei, o antigo mercador de cavalos, que pretendia trocá-lo pelo seu filho. Mas devido a uma marca de nascença, os planos de Lubuwei fracassaram. Então, Peixe de Ouro se tornou filho adotivo de Lubuwei, e Zheng, filho biológico dele, permaneceu como filho do rei Yiren e de Zhaoji, sua amante secreta.
“Zhaoji estava com sorte. Lubuwei não se enganara.
A criança era mesmo um menino, um belo peueno macho de nariz pontudo e cabelos lustrosos e negros, colados à cabeça como um boné.” Pg. 20
Durante anos, Peixe de Ouro, Zheng, Zhaogao e Orvalho Primaveril cresceram juntos, alternando amizade e rivalidade. Mas o amor crescente entre Orvalho Primaveril e Peixe de Ouro acentuou ainda mais a rivalidade, deixando a amizade esquecida. Zheng, além de ter sempre invejado os talentos de Peixe de Ouro, era apaixonado por Orvalho Primaveril, mas nunca foi correspondido.
Com a morte de Yiren, Zheng se tornou rei do Qin, o deixando ainda mais desagradável. Seus avanços sobre Orvalho Primaveril continuavam infrutíferos, e o deixava extremamente frustrado.
Lisi, desejando o cargo de Primeiro-Ministro, arma contra Lubuwei. O antigo mercador teve seu caso com a rainha-viúva Zhaoji descoberto por Zheng, que sem saber de sua verdadeira filiação, o declarou culpado de traição, forçando-o a fugir da capital do Qin.
“A seus pés, na neve maculada com o sangue das feridas, jazia o soberano do Qin, cujos lábios e nariz se arroxeavam por causa do frio.
Escondido atrás dos cavalos, o pajem do rei, petrificado de medo e de frio, vira tudo.” Pg. 131
Tempos depois, quando o Pi negro estrelado foi roubado, a culpa recaiu injustamente sobre Peixe de Ouro, que assim como o pai adotivo, pode fugir graças ao alerta de Huayang.
Durante o período de exílio, Peixe de Ouro é obrigado a trabalhar na construção do Grande Muro, além de conhecer o eunuco fugitivo, Elo Essencial, e Flor de Sal, com quem tem um breve caso. Sua única companhia constante durante esse período foi seu amigo, o eunuco Fogo Ardente.
“Mentia descaradamente, mas isso não o incomodava em absoluto. Era, na verdade,por uma causa nobre, a da preservação da intimidade e do amor entre dois seres. Além disso, via perfeitamente o que Lisi pretendia.” Pg. 195
“A mão direita do rapaz apertou brutalmente a pele flácida do pescoço de Faca Ligeira, levantando com um só movimento o turbante que ainda lhe escondia o rosto.
Quando viu quem o agredia, o cirurgião fez uma careta de terror.” Pg. 221  
“E Huayang não queria, por nada no mundo, que o inestimável rapaz fosse vítima de um ignóbil processo no qual já estava indiciado como culpado ideal. Não ver mais Peixe de Ouro seria certamente a mais cruel das provas, mas isso não era nada, comparado à sua perda.” Pg. 261 
Na corte do Qin, depois de anos de reinado expandindo seu território e conquistando outros povos, Zheng finalmente conseguiu se tornar o imperador do centro. Porém, vivendo escondido em seus palácios, obcecado com a imortalidade e em demonstrar seu poder, seu reprimido povo não conhecia seu rosto. Apesar dos anos, ainda permanece apaixonado por Orvalho Primaveril e, frustrado com a rejeição da moça, ficou cada vez mais impaciente. Não podia continuar suportando isso, principalmente depois de ser rejeitado também, pela princesa convidada Baya, uma bela jovem que havia encantado a capital.
“ – Ouço louvores vindos de todos os lados sobre a beleza dessa princesa sogdiana que veio com o pai prestar homenagem de sua tribo ao imperador do centro. Você poderia trazê-la à minha presença antes que as delegações deixem definitivamente a cidade, de volta às suas regiões?” Pg. 356
“Um amigo é uma estrada; um inimigo, um muro...”
Provérbio Chinês

********************************

Minha Opinião:
Acabei de ler ontem esse livro, já vou começar o último da trilogia hoje. Esse é um ótimo livro. A história é muito interessante, a leitura não é cansativa (para mim não foi, pelo menos) e os personagens são cativantes, desde aqueles a quem você sente vontade de bater de tão odiosos, quanto aqueles a quem você deseja que ganhem no jogo das intrigas e traições, dos quais essa trilogia está recheada. Diferente do livro anterior, que se focava principalmente em Lubuwei, esse se foca mais em Peixe de Ouro (obviamente), Zheng e Orvalho Primaveril, na maior parte. Mostra a rivalidade entre os dois rapazes não apenas pelo amor de Orvalho Primaveril, quanto em todo o resto, desde as atividades atléticas até as acadêmicas. Por Peixe de Ouro ser naturalmente talentoso, popular e conseguir se sair bem em tudo, desperta a inveja, e mais tarde o ódio, de Zheng, que era o completo oposto, sombrio e taciturno, mas também ardiloso. Praticamente a metade do livro, quando ambos já são adultos, é que a rivalidade desses dois começa a ir por um caminho perigoso.
Uma leitura que vale a pena se você gosta de ler sobre a China antiga ou simplesmente uma boa história inspirada em personagens reais (alguns são reais, mas não sei se todos são), como o Primeiro Imperador, Lisi e Lubuwei.

Por Favor, comentem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário