quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sombras Marcadas


Autor: Kamila Shamsie
Editora: Alfaguara
Ano: 2011
Tradução: Débora Landsberg
Pgs: 398
Sinopse:
Nagasaki, 1945. A jovem Hiroko está na varanda de sua casa quando, em uma fração de segundo, “o mundo embranquece.” A explosão nuclear leva sua família e seu noivo, Konrad. Ela escapa por pouco, mas levará consigo – tanto no corpo quanto na memória – as marcas da catástrofe.
Em busca de um recomeço, Hiroko viaja à Índia, onde passa a viver com Elizabeth, meia-irmã de Konrad. Em meio aos conflitos políticos de um país prestes a ser dividido, ela redescobre o amor ao conhecer Sajjad, um dos empregados da família.

Hiroko e Sajjad mudam-se para o recém-formado Paquistão. O destino deles volta a se cruzar com a família de Konrad ao receberem a visita de Harry, filho de Elizabeth, um cidadão americano que trabalha para a CIA.
Na esteira dos atentados de 11 de setembro, no entanto, a relação de amor e confiança entre eles, até então sólida, se verá no limite da ruptura.

*****************************

Minha Opinião:
A história é uma saga impressionante. Tudo o que Hiroko vivencia é realmente extraordinário. Desde o Japão até a Índia, Paquistão e EUA, através da vida de Hiroko vemos momentos marcantes da história mundial. Como a bomba atômica em Nagasaki, a Índia se libertando a dominação da Inglaterra, a formação do Paquistão e guerra norte-americana contra o terrorismo. Em alguns momentos a leitura foi um pouco tensa (para mim), mas a leitura vale a pena. Quem gosta de uma história complexa e intensa, cheia de acontecimentos marcantes, vai achar esse livro uma leitura bem interessante.



Por favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário