sexta-feira, 20 de junho de 2014

[Resenha] Um Conto do Destino

Autor: Mark Helprin
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
Pgs: 720
Resenha:
De inicio o livro foca-se na história de Peter Lake, desde sua origem até a vida adulta, como um ladrão e mecânico. Tendo sido encontrado ainda bebê por uma comunidade misteriosa que numa espécie de pântano perto da cidade, Peter permaneceu com eles até o inicio da adolescência, quando foi mandado para a cidade para aprender a se cuidar sozinho. Durante muitos anos ele viveu num orfanato, onde aprendeu mecânica com seu professor favorito. Porém, depois de uma grande decepção, o professor resolveu se suicidar e usou o ainda jovem Peter para tal. Assustado com a morte do professor e sua participação no ato, Peter fugiu do orfanato e acabou se tornando um trambiqueiro, trabalhando com duas meninas. Juntos, os três distraiam o público das praças com danças, enquanto que uma das meninas roubava os pertences das pessoas que assistiam.
Alguns anos mais tarde, já membro de uma das mais temidas gangues locais, os Rabos Curtos, Peter descobriu o plano de Pearly Soames, líder dos Rabos Curtos, de atacar seus antigos protetores do pântano. Para evitar o massacre de sua ‘família’, Peter os alertou sobre o ataque, que resultou num desastre para Pearly Soames e os Rabos Curtos.
Ao perceber a traição de Peter, Pearly Soames e sua gangue passaram a segui-lo por toda cidade, jurando acabar com ele. De alguma forma, Peter sempre conseguiu escapar deles na última hora, principalmente depois de ser salvo pelo belo cavalo branco, que se tornou seu companheiro inseparável.
Tentando conseguir dinheiro o bastante para largar a vida de ladrão, Peter escolheu uma mansão, num local apropriado, para roubar. O que ele não esperava era ser surpreendido pela filha do dono da casa, Beverly, depois de uma cansativa tentativa de arrombar o cofre no escritório do Sr. Penn. Logo que a viu, Peter ficou fascinado pela jovem, iniciando uma improvável relação.
Quando Beverly veio a falecer, Peter afundou na depressão, perdeu contato com os Penn e contava apenas com a companhia de seu cavalo branco. Numa manhã, depois de um sonho vívido com Beverly, Peter acordou e se descobriu cercado pela gangue dos Rabos Curtos.
A história então avança nos anos até a vida de Virgínia, sua mãe e seu filho, durante um inverno particularmente rigoroso. E também para a vida de Hardesty, cujo pai acabara de falecer, que está para descobrir o que ele o deixara no testamento junto com o irmão. Enquanto Virginia partia de sua terra natal, deixando a mãe para trás, e se dirigia para a cidade de Nova York, Hardesty decidia o faria de seu futuro e também partia do lar de sua infância. Devido às voltas do destino, ambos acabariam se encontrando e se apaixonando em Nova York.
Em outro lugar, a jovem Christiana encontrou de surpresa um lindo cavalo branco lutando contra o mar para não se afogar. Sem parar para pensar, ela mergulhou em direção ao cavalo lutador. Ambos, cavalo e menina, conseguiram juntos chegar a praia, onde a menina se despediu do cavalo branco. Algum tempo depois, se sentindo presa numa situação que não lhe agradava, ela voltou a ver um cavalo branco, sem saber ao certo se era o mesmo de antes, lutando contra a crueldade humana. Após testemunhar isso, ela decidiu se libertar de sua situação e fugiu, conseguindo um emprego como arrumadeira na casa de Harry Penn. Seu pequeno apartamento ficava ao lado do de Asbury, que também trabalhava para Harry, pilotando a lancha do jornal The Sun. Os dois logo se entenderam, passando muito tempo conversando sem sequer se verem, apenas através das paredes que dividiam seus quartos. Não demorou a que se sentissem apaixonados um pelo outro.
Com Hardesty e Virginia já casados e com uma filha além de Martin, e Christiana e Asbury estáveis em seu relacionamento, em outra parte da cidade, longe dos olhos de ambos os casais, um homem é encontrado no mar, quase congelado, bem ferido e sem nenhuma memória de quem é ou de onde veio, muito menos como foi parar nas águas frias. Este homem era Peter Lake, porém, ele não sabia disso, e teria um longo caminho pela frente até descobrir suas origens e seu destino.

Minha Opinião:
Mesmo com as descrições e a bajulação pela cidade de Nova York (que durante a leitura acabou se tornando um personagem à parte), o livro é até interessante, com personagens bem definidos, mesmo que em alguns momentos sua importância e até relevância para a história não seja muito clara.
Se autor perdesse menos tempo com as descrições da cidade em seus diversos momentos e climas e se concentrasse mais na história em si a leitura teria sido menos cansativa do que foi na segunda metade do livro. E apesar da leitura ser um pouco confusa a partir do meio do livro, que se passa perto da virada do milênio, ainda assim é interessante acompanhar o avanço da história e seus personagens. Mas admito que o final deixou a desejar, foi vago quanto ao que realmente aconteceu com Peter Lake e Beverly, o que me frustrou um pouco.

Recomendo a leitura para quem tem paciência para ler um livro grande e ligeiramente confuso em algumas partes.

Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário