quarta-feira, 27 de agosto de 2014

[Resenha] A Terra Pura

Autor: Alan Spence
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2007
Tradução: Diego Alfaro
Pgs: 399
Resenha:
Glover abandonou sua terra natal na Escócia e partiu para o Japão, durante um período conturbado, procurando fazer fortuna. Mesmo estranhando a diferente cultura japonesa, aos poucos Glover vai se acostumando a viver na terra dos samurais.
Porém, nem todos que ele conheceu no Japão gostaram de sua presença no país. Com diversos japoneses ainda apegados ao isolacionismo anterior e que odiavam a interferência estrangeira em sua cultura e política.
Durante os anos em que viveu no Japão, Glover presenciou momentos marcantes da história do país. Também teve em sua vida duas mulheres bem diferentes, que influenciaram profundamente seu destino, Maki e Tsuru.
Tsuru era a jovem que trabalhava arrumando a casa de Glover, e com quem ele iniciou uma relação posteriormente. Maki era sua amante, a mulher por quem ele se apaixonou e que acabou ficando grávida de seu filho. Mas, na Escócia, ele acabaria descobrindo que pode ter deixado outra criança para trás, com sua antiga namorada.

Minha Opinião:
Bom livro! A história é interessante e nos apresenta diversos momentos cruciais da história japonesa como plano de fundo da história de Glover. Quem conhece a história pós-xogunato, vai reconhecer alguns nomes de personagens históricos no livro.

Os personagens são bem realistas, ou seja, cometem erros e agem por interesses próprios, mas também demonstram amor e lealdade, seja a alguém ou a um ideal. Desse modo, eles não podem ser caracterizados simplesmente como heróis ou vilões, apenas pessoas.

Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário