segunda-feira, 11 de agosto de 2014

[Resenha] Madame De Pompadour: Senhora da França

Autora: Christine Pevitt Algrant
Editora: Objetiva
Ano: 2005
Pgs: 380
Resenha:
Essa biografia mostra a vida de Jeanne-Antoinette de Poisson, a Madame de Pompadour, desde antes de seu nascimento, explicando desde a origem de seus pais.
Jeanne-Antoinette foi criada desde pequena para conquistar um futuro glorioso, por sua mãe, uma mulher conhecida por ter vários amantes e ser muito ambiciosa. Desde o inicio, a educação de Jeanne foi muito importante para sua mãe e seu padrinho. Quando finalmente conheceu o rei, Jeanne já estava preparada e determinada a conquistá-lo, com a excelente educação proporcionada por seu padrinho (para a época). E ela não falharia, se tornaria tão grandiosa quanto sua mãe desejava. Quanto mais poderosa se tornava, mesmo com alguns erros de julgamento por parte dela mesma, mais determinada ela ficava a manter sua posição de destaque, não importando o custo que isso cobrasse dela.
Se convencendo de que tudo o que fazia era pelo bem do rei e da França, ela se cercava pelos bajuladores e castigava severamente aqueles que não reconhecessem seu poder e influência.

Minha Opinião:
Uma ótima biografia, de fácil leitura e com muita informação interessante sobre a política da época. Nos mostra um retrato realista da personagem, seus erros e sua contribuições para a história francesa, assim como o ambiente em que vivia. Vale a pena conhecer melhor a Madame de Pompadour através dessa leitura.


Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário