sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

[Livros Desejados] A Imperatriz de Ferro

A Imperatriz de Ferro: A Concubina que Criou a China Moderna
Autora: Jung Chang
Editora: Companhia das Letras 
Pgs: 520
Sinopse:
Não há dúvida de que a imperatriz viúva Cixi (1835-1908) é a mulher mais importante da história chinesa. Tendo governado o país por décadas, ela hoje é considerada a principal responsável por ter conduzido o império medieval à era moderna. Aos dezesseis anos, numa seleção nacional para acompanhantes reais, Cixi foi escolhida para ser uma das concubinas do imperador. Quando ele morre, em 1861, é o filho de cinco anos de ambos que assume o trono. Mas a imperatriz organiza um golpe contra os regentes indicados pelo marido e passa a ser a verdadeira líder da China. A biógrafa Jung Chang descreve com toda vivacidade a luta de Cixi contra os enormes obstáculos que precisaram ser derrubados para mudar o império chinês. Ela foi a responsável por implantar os atributos de um Estado moderno, como a indústria, ferrovias, eletricidade e novos armamentos, e mesmo por avanços como a abolição de torturas milenares e o reconhecimento dos direitos das mulheres. A autora desmonta, portanto, a visão tradicional de que a imperatriz viúva não passava de uma déspota sanguinária e conservadora. Baseada em documentos fundamentais que só ficaram disponíveis recentemente, esta biografia veio para o entendimento sobre um período crucial da história da China e do mundo. Narrado num ritmo rápido, é tanto um panorama do nascimento de uma nação moderna como o retrato íntimo de uma grande mulher.

Esse livro me chamou a atenção por duas razões essenciais: a autora, cujo livro 'Cisnes selvagens' eu já li e amei; e o tema, que é a vida da Imperatriz Viúva Cixi, cuja vida é MUITO interessante.
Eu li a biografia romanceada sobre a imperatriz da autora chinesa Anchee Min, que serviu não apenas para eu conhecer melhor essa época da história da China, como também a história da vida de uma mulher tão importante para um dos maiores impérios do mundo. Além disso, depois de ler o outro livro da Jun Chang, que possui uma escrita que prende a atenção e envolve o leitor, fiquei bastante curiosa para ler a história dessa imperatriz que foi tão importante e ao mesmo tempo tão odiada na China nas palavras de outra autora chinesa talentosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário