quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

[Resenha] A última imperatriz

Autora: Anchee Min
Editora: Rocco
Ano: 2010
Tradução: Angela Lobo de Andrade
Pgs: 390
Resenha:
Nessa continuação, Tzu Hsi assumiu seu papel como regente de seu filho, ao lado da outra imperatriz viúva, sua velha colega. Mas Tzu Hsi tem de enfrentar não apenas as intrigas da corte manchu, mas também a rebeldia e imprudência de seu próprio filho, que sob influência de sua mãe adotiva, a imperatriz viúva Cian, que o afastara da mãe e o mimara muito desde cedo, se volta contra a rigidez dos ensinamentos de sua mãe verdadeira. Tzu Hsi queria preparar o filho adequadamente para assumir o império efetivamente, porém, o jovem imperador, acostumado a ter tudo que quer, só deseja se divertir e não tem talento para administrar as necessidades do império. Seu modo de vida rebelde, no entanto, lhe traz severas conseqüências, o levando a uma morte prematura.
Em luto pelo filho, mas também consciente das necessidades do império, Tzu Hsi decide pôr no trono seu sobrinho, filho de sua irmã e um príncipe manchu. Ainda apaixonada por Yung Lu, Tzu Hsi sabe que seu amor não pode se concretizar, se contentando apenas em apreciar os poucos momentos que tem ao lado dele e encontrando em sua esposa uma improvável amizade.
Na corte de Qing, ela enfrentará a traição, o amor não realizado, a perda do filho, a perda de amigos, mas continuará lutando para manter o império funcionando a qualquer custo.

**********************

Minha opinião:
A segunda parte da história de Tzu Hsi, ou Imperatriz Viúva Cixi, da autora Anchee Min, fecha com chave de ouro a trajetória dessa mulher extraordinária.
A escrita de Anchee Min é muito prazerosa de se ler, além disso, a história de Tzu Hsi, cheia de intrigas, lutas, traições e força, encanta e envolve o leitor.  Essa leitura me fez mergulhar naquela época e cultura, é como se a autora nos transportasse para aqueles lugares exóticos. Confesso que fiquei triste quando terminei de ler, eu queria que a história continuasse. Além disso, essa capa do livro é simplesmente linda!!!!
Finalizando, uma leitura que recomendo para qualquer um goste de um romance exótico e envolvente sobre a China Qing.

Por favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário