quinta-feira, 27 de março de 2014

Memórias de uma Gueixa

Autor: Arthur Golden
Editora: Imago
Ano: 2006
Tradução: Lya Luft
Pgs: 457
Sinopse:
"Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.

Minha Opinião:
Apesar de não ser exatamente realista quanto ao cotidiano das queixas (que parecem mais cortesãs no livro), essa é uma ótima leitura. Com uma história exótica e muito interessante, além de personagens marcantes, o livro é um romance envolvente e empolgante.
Porém, para quem tem curiosidade (como eu) sobre a vida das gueixas antes da 2ª guerra mundial  eu sugiro a leitura de Minha vida como gueixa (que eu quero muito ler também), uma vez que é a história da própria autora, uma antiga gueixa, Mineko Iwasaki. Sendo assim, deve ter uma visão mais realista do cotidiano das gueixas.

Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário