segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

[Resenha] A Rainha Branca

Autora: Philippa gregory
Editora: Record
Ano: 2012
Tradução: Ana Luiza Borges
Pgs: 433
Resenha:
Elizabeth Woodville era uma viúva com 2 filhos pequenos quando conheceu o rei Eduardo IV, da casa de York. A grande beleza da moça e os feitiços de sua mãe fizeram o rei se apaixonar por ela.
Mesmo depois do casamento, secreto, o casal teve de enfrentar não apenas as adversidades e incertezas da guerra dos primos (ou guerra das rosas), York contra Lancaster, mas também as intrigas daqueles que não gostaram da rápida ascensão de Elizabeth e sua família, os Rivers.
A rainha Elizabeth teve como grandes inimigos não apenas o Conde de Warwick (conhecido como o fazedor de reis) e George, o duque de Clarence (irmão mais novo de Eduardo), mas também a lancastriana Margaret Beauford e seu filho Henrique Tudor, sem mencionar Ricardo III, que se mostraria o mais calculista dos irmãos York.
Elizabeth e seus filhos, principalmente seus filhos York, suportaram muitos sofrimentos após a morte de Eduardo. Isolada num santuário com as filhas, ela enfrentou o seqüestro do filho York mais velhos, o assassinato de seu filho Grey e de seu irmão favorito, além de assistir a partido seu filho caçula, Ricardo, para um local que considerava seguro.
Uma história impressionante de uma mulher forte e determinada, numa época em que as mulheres não tinham muitos direitos.

***********

Minha Opinião:
O primeiro livro da Philippa Gregory que li e tenho que dizer: Eu amei!
A história é envolvente e bem dramática, os personagens são bem realistas, com seus defeitos e qualidades mostrados de forma clara. E mesmo que esse livro tenha mais ficção do que os sobre a era Tudor, segundo a própria autora, os elementos fantásticos incluídos por ela, como os feitiços de Elizabeth e sua mãe, as interferências de Meluzina (ancestral de Elizabeth), tornam a história ainda mais interessante, sem atrapalhar o ritmo da narração, ao meu ver. Agora é esperar para ler o próximo da série, A rainha vermelha, que é sobre Margaret Beauford, se não me engano.

Por Favor, Comentem!!

Um comentário:

  1. Sou fã dessa escritora maravilhosa...li vários romances dela, entre eles A irmã de Ana Bolena (que virou filme com as atrizes Natalie Portman e Scarlet Johanson, acho que é assim que se escreve rs) e outros que contam a saga dos Tudors, é realmente apaixonante o modo como ela narra cada episódio, vc lê e sempre fica com vontade de ir até o fim do livro de uma vez mas ao mesmo tempo saboreando cada detalhe. Incrível!!

    ResponderExcluir