quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

[Resenha] Ramsés 2: O templo de milhões de anos

Autor: Christian Jacq
Editora: Bestbolso
Ano: 2013
Tradução: Maria D. Alexandre
Pgs.: 389
Skoob
Resenha:
Depois de ser coroado faraó, Ramsés e seu amigo, Ameni percebem o quão complexo vai ser conseguir controlar o governo do Egito, como Sethi fazia. Apesar da coroação do irmão mais novo, Chenar ainda não desistiu da idéia de se tornar faraó. Usando sua aliança com os gregos liderados por Menelau, tenta assassinar Ramsés, mas os homens de Menelau falham. Desesperado para recuperar a esposa Helena, que fugira dele e encontrara proteção através de Touya e Nefertari, Menelau prepara um último golpe para partir do Egito com Helena. Porém, o resultado não é o que ele esperava.
Ramsés e Nefertari, mais unidos ainda, ficam sabendo do nascimento do filho de Iset, a bela, e Ramsés. A criança, primogênito do faraó, foi chamada de Kha. Posteriormente, a própria Nefertari ficou grávida, mas a criança não sobreviveu, deixando a rainha bastante deprimida.
Após a tentativa frustrada dos gregos, Chenar decide fingir aceitar o governo de Ramsés, enquanto reuni aliados contra ele. Sendo sempre informado da situação com os hititas pelo falso amigo de Ramsés, Acha.
A chegada de um feiticeiro, Ofir, e sua protegida, descendente de Akhenaton e Nefertiti, Lita, vai causar grandes problemas para Ramsés. Juntamente com Dolente, irmã de Ramsés e esposa do traidor Sary, Ofir usa sua magia negra para prejudicar a rainha Nefertari, que se encontra novamente grávida. A magia negra abala a saúde da rainha e causa um parto prematuro e perigoso, deixando Ramsés profundamente preocupado. Desesperado, ele exige que sua esposa e seu futuro bebê sejam salvos de qualquer maneira.
Na Núbia, um grupo de revoltosos ataca uma caravana e rouba o ouro que levavam para o Egito. Ao descobrir sobre o ataque, Ramsés e alguns homens partem para acabar com a revolta.
Ao retornar ao Egito, ele é informado por Acha que a situação com os hititas é grave, mais grave do que imaginava, e que é preciso se preparar para a guerra.

****************

Minha Opinião:
Assim como o primeiro, gostei muito dessa continuação. Os personagens foram amadurecendo no decorrer da história, tanto os principais quanto os secundários. As intrigas foram bem desenvolvidas e os elementos místicos da história não foram excessivos. Sempre amei ler e assistir filmes sobre o Egito antigo, por isso essa saga me agradou muito, principalmente pelo modo como descreve o cotidiano naquele período, seja da família real ou seus próximos. Finalizando, uma ótima leitura para quem gosta de civilizações antigas, ainda mais a egípcia.

Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário