domingo, 22 de setembro de 2013

Queria que publicassem no Brasil...


Há alguns autores estrangeiros que eu gostaria muito de ler, mas cujos livros não foram publicados no Brasil ainda (ou sequer em português que eu saiba, em alguns casos). Sou fã de vários autores orientais, principalmente aqueles que abordam a cultura e a história de países como a China, a Coréia, o Japão, Índia, entre outros que por aqui conhecemos tão pouco. Sempre gostei de ler sobre outras culturas, conhecer a história, as tradições e forma de pensar das pessoas nesses locais. Então fiz essa lista de autores e seus livros que, na minha opinião, deveriam ser publicados no Brasil.

Autores com alguns livros publicados no Brasil:
  • Alma Alexander: 
O primeiro livro da série Jin-shei, Os segredos de Jin-shei, já foi lançado aqui, mas a continuação dele, The Embers of Heaven, ainda não. Vamos torcer para que seja lançado logo, pois a história parece bem interessante. 
  • Lisa See:
Lisa See já tem vários livros lançados por aqui, como Flor da Neve e o leque secreto As palavras do amor, entre outros. Mas a continuação de Garotas de Xangai, Dreams of Joy, ainda não chegou por aqui. Além disso, em 2014 ela vai lançar o China Dolls, espero que ele não demore para chegar por aqui.
  • Xinran:
Miss Chopsticks, único romance da Xinran, que costuma escrever livros de não-ficção, também não vi uma versão nacional. Lançado lá fora em 2007, a história parece ser bem comovente, sem mencionar que o livro da Xinran que eu li, Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida, é muito lindo e triste ao mesmo tempo. A maneira dela escrever é leve e emociona.
  • Nahoko Uehashi:
Depois de ler Moribito: O Guardião do Espírito (Seirei no Moribito), virei fã da autora. Uma pena que a série de 10 livros, teve apenas o primeiro lançado aqui, e apenas dois lançados em inglês, o que significa que provavelmente deve demorar bastante para ter o resto da série lançado no Brasil, se for lançado (nesses momentos é que queria saber ler em japonês). Na série O Guardião, além do que mencionei acima, há:
"Guardian of the Darkness" (闇の守り人 Yami no Moribito)
"Guardian of Dreams" (夢の守り人 Yume no Moribito)
"Traveler of Void" (虚空の旅人 Koku no Tabibito)
"Guardian of the God" (神の守り人 Kami no Moribito) (2 volumes)
    "The Book of Coming" (来訪編 Raihō hen) 
    "The Book of Returning" (帰還編 Kikan hen)
"Traveler of the Indigo-Blue Road" (蒼路の旅人 Sōro no Tabibito)
"Guardian of Heaven and Earth" (天と地の守り人 Ten to Chi no Moribito) (3 volumes)
    "The Kingdom of Lota" (ロタ王国編 Rota ōkoku hen)
    "The Kingdom of Kanbal" (カンバル王国編 Kanbaru ōkoku hen) 
    "The New Yogo Empire" (新ヨゴ皇国編 Shin Yogo ōkoku hen) 
"Wanderers" (流れ行く者 Nagare yuku mono) 
A autora também lançou no Japão outra série de fantasia chamada Kemono no Souja, que também foi adaptada para anime, como o Seirei no Moribito. Essa série tem 4 livros:
"The Beast Player I: The Fighting Serpent Chapter" (獣の奏者 I 闘蛇編 Kemono no Sōja Ichi: Tōda hen)
"The Beast Player II: The King Beast Chapter" (獣の奏者 II 王獣編 Kemono no Sōja Ni: Ōjū hen)
"The Beast Player III: The Quest Chapter" (獣の奏者 III 探求編 "Kemono no Sōja San: Tankyū hen")
"The Beast Player IV: The Final Chapter" (獣の奏者 IV 完結編 "Kemono no Sōja Yon: Kanketsu hen")
  • Margaret Drabble:
Apesar de ter alguns livros publicados aqui, aquele que mais me chamou a atenção ainda não foi. The Red Queen conta um pouco da história de uma Princesa Coreana que realmente existiu, e cujo livro de memórias só foi publicado na Coréia. Ambas as obras, tanto a da Margaret Drabble quanto a da própria princesa, eu gostaria muito de ler.
  • Anchee Min:
Com vários livros lançados no Brasil, entre eles Imperatriz Orquídea e Azaléia Vermelha, seus livros mais recentes ainda não foram: Pearl of China, que conta a história de Pearl S. Buck, Wild Ginger e The Cooked Seed, lançado esse ano.
  • José Frèches:
Autor da trilogia O Disco de Jade, que conta a história da dinastia Qin, desde de Lubuwei até o Primeiro Imperador da China, também escreveu mais duas séries sobre a China que parecem muito interessantes: Trilogia The Empress of Silk, que conta a história de Wu Zetian da dinastia Tang, e The Empire of Tears, que tem dois livros e aborda a China do meio do século XIX.
  • Laura Joh Rowland:
Autora de Shinju, seu único livro lançado no Brasil, possui tantas obras interessantes que fica difícil citar apenas algumas que gostaria que fossem lançadas por aqui. Mas para simplificar, acho que toda a série Sano Ichiro, merece ser lançada, e eu gostaria muito de lê-los.
  • Lesley Downer:
Com dois livros publicados no Brasil pela editora Record, espero que continuem a publicar as obras dela. Agora, em setembro mesmo, foi lançado o segundo romance dela, A Cortesã e o Samurai. Mas além desse e de A última concubina, que eu achei maravilhoso, eu gostaria que lançassem também Across a Bridge of Dreams, The Samurai's Daughter, Madame Sadayakko e A Geisha for the American Consul.
  • Su Tong:
Depois que assisti ao filme Raise the Red Lantern, fiquei muito curiosa quanto ao livro (que tem o mesmo título do filme). Mas apesar ser um livro antigo, lançado lá fora em 1993, nunca foi lançado por aqui (pelo menos eu nunca achei). Além desse, o My Life as Emperor eu só encontrei numa versão de Portugal, aqui no Brasil não chegou a ser lançado também. Uma pena!
  • Lian Hearn:
Além dos dois últimos livros da saga Otori, The Harsh Cry of the Heron e Heaven's Net is Wide, também gostaria que fosse lançado outro livro dela, Blossoms and Shadows.

Por enquanto só lembro desses. Mais tarde eu posto aqueles que ainda não possuem nenhuma obra publicada no Brasil, mas que parecem muito interessantes. Espero que os que citei acima sejam lançados por aqui, parecem ser excelentes livros e eu gostaria muito de ler cada um deles. Se não, terei que esperar até meu inglês melhorar para poder comprá-los importados (mas é tão caro... T_T).

Algumas capas das versões estrangeiras desses livros:



















Versão de Portugal

Versão de Portugal

Versão de Portugal




Nenhum comentário:

Postar um comentário