sábado, 14 de setembro de 2013

[Resenha] Paixão Índia

Autor: Javier Moro
Editora: Planeta
Ano: 2011
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Pgs: 319
Resenha:
Anita Delgado, uma bailarina espanhola, conheceu por acaso um rajá indiano. O rico rajá de Kapurthala se encantou pela beleza de Anita, e usando seu exótico e endinheirado charme, ele conseguiu conquistá-la.
“O rajá escrevia-lhe e mandava telegramas. Um dia, um pouco antes de partir, recebeu flores e chocolates enviados de Londres com uma nota escrita em castelhano: ‘Estude e não fique triste.’” 
Após o casamento, o rajá levou Anita para seu lar na Índia. Em Kapurthala, Anita descobriu que o rajá possuía várias esposas, e nenhuma delas estava muito feliz pela sua chegada, como também filhos, alguns com sua idade. De início, Anita não gostou dessa situação, principalmente devido a diferença de culturas. Além disso, as esposas, profundamente infelizes em ter uma estrangeira como parte da família, logo notaram a preferência do rajá por Anita.
“O sofrimento do parto e a posterior recuperação, ainda mais lenta do que de costume, em virtude do calor sufocante e desapiedado,unidos ao senso de responsabilidade ao ter seu filho nos braços acentuam a sensibilidade de Anita.”
Durante anos, Anita viveu como uma marani, desfrutando da riqueza e do luxo que o rajá lhe proporcionava, mas também da solidão. Quando conheceu um dos filhos mais velhos do rajá, foi que seu coração verdadeiramente bateu mais forte. Essa paixão proibida deu início a um escândalo como nunca visto antes na Índia britânica.
“O rajá reage como costuma fazer sempre: utilizando seu poder para responder com uma afronta maior ainda ao destrato de suas mulheres.”
A história de Anita é quase um conto de fadas, de uma garota simples da Espanha para marani de Kapurthala, onde além da paixão também conheceu as intrigas, o ódio e o desprezo.

 “Em Kapurthala, as intrigas palacianas também se nutrem com a Grande Guerra. Ao saber que Anita luta para arrecadar fundos, Brinda, atiçada pelas mulheres do marajá, anuncia sua intenção de fazer a mesma coisa.”

 ***********************


Minha Opinião:
Gostei muito do livro, a história é ótima e escrita de forma bastante leve, de fácil leitura. Essa edição da editora Planeta, além de ter uma belíssima capa, possui várias fotos dos personagens. Uma leitura muito boa, principalmente para quem gosta de exotismo e romance.

Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário