segunda-feira, 2 de setembro de 2013

1808

Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Ano: 2007
Pgs: 367
Skoob
Sinopse:
D. João VI foi o único soberano europeu a colocar os pés em terras americanas em mais de quatro séculos, e foi quem transformou uma colônia em um país independente.
No entanto, seu reinado no Brasil padece de um relativo esquecimento e, quando lembrado, é tratado de forma caricata, como no filme Carlota Joaquina, de Carla Camurati.
Mas o Brasil de D. João VI não se resume a graçolas. A fuga da família real para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas e escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.
O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte portuguesa no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Como se verá nos capítulos adiante, esses personagens podem ser, sim, inacreditavelmente caricatos, mas isso é algo que se poderia dizer de todos os governantes que os seguiram, inclusive alguns muito atuais.

********************

Minha opinião:
Escrito em formato de artigo jornalístico, o livro é excelente e bastante informativo. Para mim que estudei em colégios públicos e cujas aulas de História Nacional eram bem deficientes, me ajudou a conhecer melhor a história do nosso país. Totalmente recomendado para quem tem interesse em conhecer mais profundamente essa parte da história do Brasil.


Por Favor, Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário