terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Meus Favoritos... Livros

Para me distrair desse calor horrível que está fazendo por aqui (e que, admito, atrapalha minha leitura, afinal de contas, é bem difícil parar para ler e prestar atenção na leitura nesse tempo abafado), elaborei essas listas dos meus livros favoritos e dos meus dramas e séries favoritos. Alguns dos livros eu já resenhei e postei aqui, outros ainda vou resenhar. De qualquer modo, todos os livros da lista eu recomendo para quem gosta de um bom livro e não lê apenas aqueles livros da moda do momento (nada contra, mas acho bom não se limitar, ler mesmo autores pouco conhecidos. Muitos deles me surpreenderam com a qualidade de seus trabalhos, mas é claro que em alguns casos, gostar ou não gostar vai depender do gosto pessoal do leitor).
Outra hora vou fazer uma lista de meus animes favoritos também, mas só depois (não sei quando ainda).

TOP 20 dos meus Livros Favoritos, em ordem de preferência:
  1. As Palavras do Amor - Lisa See / Crônicas de gelo e fogo - George R. R. Martin / Orgulho e Preconceito - Jane Austen
  2. A Lenda de Murasaki - Liza Dalby / Razão e sensibilidade - Jane Austen
  3. Imperatriz Orquídea - Anchee Min / A Última Imperatriz - Anchee Min / Os Cem Sentidos Secretos - Amy Tan / Cisnes Selvagens - Jung Chang
  4. As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis / Mulherzinhas - Louisa May Alcott
  5. Flor da Neve e o Leque Secreto - Lisa See / A Filha do Restaurador de Ossos - Amy Tan / Senhora - José de Alencar
  6. Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida - Xinran / A viuvinha - José de Alencar / Por favor, cuide da mamãe - Shin Kyung-sook
  7. Ponte de Outono - Takashi Matsuoka / As 6 mulheres de Henrique VIII - Antonia Fraser
  8. A Montanha e o rio - Da Chen / A Última Concubina - Lesley Downer / A batalha das rainhas - Jean Plaidy
  9. A plebéia - John  Burnhan Schwartz / Um grito de amor do centro do mundo - Kyoichi Katayama
  10. A amante do general japonês - Rani Manicka / A menina que roubava livros - Markus Zusak
  11. Moribito: guardião do espírito - Nahoko Uehashi / As pompas de uma rainha extravagante - Jean Plaidy
  12. Memórias de uma gueixa - Arthur Golden / Angústia - Stephen King
  13. A Construção de Madame Mao - Anchee Min / A coisa - Stephen King / Esplendor da Honra - Julie Garwood
  14. A rainha branca - Philippa Gregory / Assassinato real - Jean Plaidy
  15. Os segredos de Jin-shei - Alma Alexander / Sepulcro - Kate Mosse
  16. A terra pura - Alan Spence / A cidade do sol - Khaled Hosseini / Jogos Vorazes - Suzanne Collins
  17. Prelúdio de sangue - Jean Plaidy / O Crepúsculo da águia - Jean Plaidy
  18. Harry Potter 7, 6, 5 e 4 (os únicos que li) / Música das sombras - Julie Garwood
  19. O iluminado - Stephen King / Eclipse total - Stephen King / A Casa - André Vianco
  20. Imperatriz - Shan Sa / 1808 - Laurentino Gomes / 1822 - Laurentino Gomes
Como podem ver, tive dificuldade de escolher apenas um para cada número... O que posso fazer, tenho muitos favoritos...?!

TOP 10 dos meus Autores Favoritos:
  1. Amy Tan / George R. R. Martin
  2. Anchee Min
  3. Stephen King
  4. Lisa See / Shin Kyung-sook
  5. Jean Plaidy
  6. J. K. Rowling
  7. Xinran / Jung Chang
  8. Liza Dalby
  9. Lesley downer / José de Alencar
  10. Nahoko Uehashi / Julie Garwood
Claro que essas duas listas estão sempre mudando, já que eu gosto de ler autores que antes desconhecia, autores pouco conhecidos por aqui, muitas vezes. Sem mencionar os livros que já tenho, mas ainda não tive oportunidade de ler. Estou sempre incluindo algum entre os meus favoritos. Mas dá para ter uma noção dos livros que com certeza eu recomendo (principalmente os 15 primeiros).
Como deu para perceber eu não inclui muitos autores nacionais. A razão disso é, não apenas por eu não ter lido muitos, mas também porque eu sou um pouco desconfiada da literatura nacional contemporânea. Não tive boas experiências com livros nacionais mais recentes, mas espero que isso mude logo. Admito que me arrisco pouco com autores nacionais que não sejam os clássicos, como José de Alencar, Bernardo Guimarães, Joaquim Manuel Macedo, entre outros. Porém, quem sabe eu me surpreenda com algum dos autores atuais, como aconteceu quando li Para Sempre Ana de Sergio Carmach.
Mais tarde eu posto a lista de Dramas e Séries... Agora a fome apertou, está quase na hora do almoço.

Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário