sábado, 4 de janeiro de 2014

[Resenha] Os Segredos de Jin-Shei

Minha primeira resenha de 2014 é um dos últimos (mas não o último) livros que li no ano passado...:

Os Segredos de Jin-Shei
Autor: Alma Alexander
Editora: Planeta
Ano: 2007
Tradução: Ana Quintana
Pgs: 559
Skoob
Resenha:
O livro foca na história conjunta de um grupo de mulheres: Tai, Nhia, Yuet, Xaforn, Qiaan, Tammary, Khailin e Liudan. E a forma como sua irmandade influenciaram o futuro do Império fictício de Syai.
"O verão era a única época em que as damas tinham tempo para preparar os trajes cerimoniais da corte para o outono, que marcava a volta a Linh-an, após os folguedos estivais." Pg. 12
A principal personagem, Tai, responsável pela união das irmãs Jin-Shei, se tornou jin-shei-bao da Primeira Princesa Antian por acaso e ainda bem jovem. Nesse começo, ela ainda não teve a oportunidade de descobrir o quanto de lealdade, dedicação e sacrifício uma união jin-shei exigiria dela e suas irmãs futuramente.
"Os três homens que iam lutar com Xaforn eram uma cabeça mais altos que ela e tinham o dobro da sua largura, portando lanças de madeira, enquanto a de Xeforn era pintada de preto." Pg.: 310
Sua irmandade com Antian, apesar de lhe trazer muita felicidade, termina de maneira trágica. A morte de Antian trouxe uma grande tristeza, mas também lhe trouxe novas irmãs para ajudar a cumprir a promessa que Tai fizera para uma Antian prestes a morrer. É nesse momento trágico que Tai se aproximou de Yuet, uma aprendiz de curandeiro que tentara salvar a vida de Antian.
À partir de então, as coisas nunca mais seriam iguais na vida de Tai e suas novas irmãs. Tendo que mantê-las unidas e protegê-las, as vezes delas mesmas, numa época tempestuosa. Mas também teria de ajudá-las na luta contra um inimigo poderoso, que ameaçava a irmandade e o próprio império de Syai, um bruxo perigoso que já havia atacado Nhia, antes de sua maldade for revelada para a irmandade.

***************

Minha Opinião:
Apesar dessa edição da editora Planeta possuir alguns erros no texto, o livro é muito bom. A história é cheia de referências à cultura chinesa, apesar de se passar num mundo fictício. As personagens são marcantes e, de modos diferentes, encantam o leitor(a). Personagens femininas fortes, determinadas, inteligentes e leais umas as outras, nos fazendo torcer por cada uma delas durante toda a leitura.
Com um plano de fundo envolvente e exótico para os leitores brasileiros, além de personagens marcantes, a autora desenvolve uma história interessante e atraente sobre a força e a amizade feminina numa sociedade tão diferente da qual estamos habituados. Totalmente recomendado para quem gosta de um bom romance.

Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário